Geografia e Estatística andam juntas há muito tempo no Brasil: para descrever e conhecer bem a realidade nacional, é importante saber quanto somos, quanto produzimos, quanto ganhamos, e muitas outras informações que são levantadas e calculadas pelos estatísticos.
Censo demográfico A principal fonte de informações sobre a população é o Censo Demográfico, que é a contagem periódica de todos os habitantes que residem no país. É com base nesses levantamentos que é possível calcular a taxa anual de crescimento da população, isto é, o seu ritmo de crescimento no período entredois censos, que geralmente são realizados de dez em dez anos.
Crescimento da população O aumento da população ocorre por vários fatores, entre eles, o crescimento natural ou vegetativo e migrações.
Crescimento natural O crescimento natural ou vegetativo é a diferença entre o número de pessoas que nascem e o número de pessoas que morrem, no mesmo lugar, num
determinado período.
Migrações As migrações são os deslocamentos da população na superfície da Terra. Elas podem ser internacionais, quando atravessam as fronteiras do país, ou internas, quando acontecem dentro dos limites de um território nacional.
A população rural e urbana Até 1940 a população brasileira morava, na maioria, nas áreas rurais. A industrialização, a mecanização e a tecnologia empregada na agricultura ocasionou a diminuição dessa população rural que começou a abandonar o campo e procurar as cidades.
Êxodo rural
O fenômeno dos trabalhadores em grande número deixarem as áreas rurais e buscarem emprego e melhores condições de vida nas cidades é denominado êxodo rural.
REFLEXÃO:
A tecnologia no campo continua desempregando e expulsando trabalhadores rurais para as cidades. Imagine uma família que vivia no campo chegando a uma grande cidade e que situações poderiam se defrontar com a cidade grande. E a cidade, consegue recepcionar de forma satisfatória esses seres humanos?
Clique aqui e saiba qual a população estimada para HOJE!