quinta-feira, 9 de abril de 2009

Geografia da população brasileira

Geografia e Estatística andam juntas há muito tempo no Brasil: para descrever e conhecer bem a realidade nacional, é importante saber quanto somos, quanto produzimos, quanto ganhamos, e muitas outras informações que são levantadas e calculadas pelos estatísticos.

Censo demográfico A principal fonte de informações sobre a população é o Censo Demográfico, que é a contagem periódica de todos os habitantes que residem no país. É com base nesses levantamentos que é possível calcular a taxa anual de crescimento da população, isto é, o seu ritmo de crescimento no período entredois censos, que geralmente são realizados de dez em dez anos.

Crescimento da população O aumento da população ocorre por vários fatores, entre eles, o crescimento natural ou vegetativo e migrações.

Crescimento natural O crescimento natural ou vegetativo é a diferença entre o número de pessoas que nascem e o número de pessoas que morrem, no mesmo lugar, num
determinado período.

Migrações As migrações são os deslocamentos da população na superfície da Terra. Elas podem ser internacionais, quando atravessam as fronteiras do país, ou internas, quando acontecem dentro dos limites de um território nacional.

A população rural e urbana Até 1940 a população brasileira morava, na maioria, nas áreas rurais. A industrialização, a mecanização e a tecnologia empregada na agricultura ocasionou a diminuição dessa população rural que começou a abandonar o campo e procurar as cidades.

Êxodo rural
O fenômeno dos trabalhadores em grande número deixarem as áreas rurais e buscarem emprego e melhores condições de vida nas cidades é denominado êxodo rural.


REFLEXÃO:

A tecnologia no campo continua desempregando e expulsando trabalhadores rurais para as cidades. Imagine uma família que vivia no campo chegando a uma grande cidade e que situações poderiam se defrontar com a cidade grande. E a cidade, consegue recepcionar de forma satisfatória esses seres humanos?

Clique aqui e saiba qual a população estimada para HOJE!

55 comentários:

Anônimo disse...

Seria Difícil para essa Familia se acostumar com a Cidade, Com Poluição, e com Os carros, A cidade
Iria se acostumar com essa população mais iria demorar.

Heitor Soares 6ªD

Anônimo disse...

tipO seria meio dificil para essa família se acostumar com a vida agitada da cidade grande por que eles não estão acostumados pois de onde eles vem é bem calmo não presisa sair de casa para trabalhar.

Anônimo disse...

seria muito dificil sair do campo para vir morar em uma cidade porque
eles não estão acustumados com a vida agitada da cidade e tambem com a poluição.

Christopher Brayan
Enrique Batista 6ªD

Anônimo disse...

tipO seria meio dificil para essa família se acostumar com a vida agitada da cidade grande por que eles não estão acostumados pois de onde eles vem é bem calmo não presisa sair de casa para trabalhar.

Lucas Gabriel 6ªD

Arthur 6ªD

Anônimo disse...

eu acho que eles irião demorar para achar enprego e se adapta com o ambiente e as veses a cidade ñ é uma opção boa para se viver as cituações: podiam passar fome

ingrid e larissa

Anônimo disse...

ahh seila naum sei faze nd

Anônimo disse...

eu acho que eles irião demorar para achar enprego e se adapta com o ambiente e as veses a cidade ñ é uma opção boa para se viver as cituações: podiam passar fome
larissa

Anônimo disse...

TiPo Seria Bem LoKo nÉaH pOr Que Os MAno NUm Ia Se ACuStUmAr NéAh!

MAis Achoo Que DAriiA Pra ElEs Se AcoStUmAr.

Acho0 IsSo.

Deurocotéia

Anônimo disse...

as tristezas desse mundo.

Eu acho que nao satisfaria esses seres humanos...

Sarathy Tayana Dias Camargo

bianca nayara braz 6ºf disse...

serie muito dificil porque eles não então acostumado com a cidade grande e a cidade grande não saberia agir porque eles são diferentes

jhessy e mariana 6 f disse...

seria difisil se acustumar com a cidade e demoraria para se acustumar

KAUE 6ºF disse...

Eu acho que eles nunca iram se acustumar na cidada grande.
Eles tem que viver no campo

SAMANTHA 6F disse...

ESSA FAMIĹIA ELA QUANDO IR PARA A CIDADE ELA VAI FICAR DESENPREGADA E NAO VAI TER LUGAR A ONDE DORMIR E COMER SEMPRE TEM UMA PESSOA QUE TEM UM CORAÇAO BOM QUE VAI AJUDAR E VAI APOIAR ELES NA CASA E VAO DAR COMIDA ATE ELES CONSEGIR UM LUGAR ONDE MORAR E CONSEGIR UM EMPREGO.

Camila&juliane 6°F disse...

Eu acho , que eles não vão acostuma , tão rapido , porque a vida e totalmente difente da cidade grande , se eu fosse para um campo , eu concerteza não iria me acostuma tão rapido assim , porque eu já eu estou acontumada com a cidade grande , porque as compras são difentes , shop , merdados , cimidas , escolas , etc ... e também tem muito poco carros , o sutaque também é totalmente diferente do que o nosso , a maneira de comer , o jeito de se vistir , as maquiagem , bom tem muitas difereças muito grandes ! . mais um dia acostuma :D

alexia 6ºf disse...

Eu tenho certeza, que as pessoas que moram no campo não , se acostumaram na cidade grande.

cintia e jessica 6serieE disse...

Essa familia não vai trabalhar nas plantaçoes e nem minerios.
Na cidade essa familia vai ter que trabalhar em industria,lojas e etc.....

Anônimo disse...

Ela não se acostumariam a morar na cidade

wendell e luiz 6 E disse...

Ela não se acostumaria a morar na cidade

Bruna e Laís 6ªE disse...

Ele acharia tudo muito estranho ao chegar na cidade grande, pois sua cabeça esta acostumada a tranquilidade e silencio do campo.Já na cidade grande ele encontraria muito barulho e movimentaçao, tambem seria muito dificil ele ter uma boa recepçao, pelo fato de todos da cidade
forem muito ocupados e mais timidos .

rafaela 6e disse...

ele ia ficar assustado com uma cidade nova cheia de predios e carros . vam ter que trabalhar em lojas e outros comercios. eles trabalhavam com gado e plantacao . eles prederam a fazenda e vieram para a cidade urbana eles tem que se acustumar com a nova cidade.e comprar ropas novas para eles.

mayara c .m . 6e disse...

ele ia ficar assustado com uma cidade nova cheia de carros e predios .vam ter que trabalhar em lojas e outros comercios.eles trabalhavam com gado e plantacao .eles perderam a fazenda e vieram para uma cidade urbana eles tem que se acus acustumar com a nova cidadecompar roupas nova para eles .

manoel-6E disse...

ESSA FAMÍLIA VINDO PARA A CIDADE...
ACHARIA TUDO DIFERENTE.
POR EXEMPLO:
AQUI SERIA TUDO ARTIFICIAL
SERIA TUDO DIFERENTE
SERIA BEM POLUÍDO PORQUE NO CAMPO E TUDO MAIS PURO E TUDO MAIS NATURAL

Jader 6B disse...

Bom eu acho que essas pessoas não vão conseguir viver na agitação da cidade grande porque no campo de onde elas vierão é uma tranquilidadede só,tudo muito calmo, é isso então.

Joanir 6B disse...

eu sei que essa populasoa nao vai resistir muito mas eu auho que devemos ter esperansas

ANDREI 6B disse...

BOM EU ACHO QUE ESSAS PESSOAS IRAM TRABALHAR MAIS DIFICILMENTE ELAS IRAM TER UMA VIDA MELHOR

luiz eduardo6b e luciano6b disse...

não porque eles não vão conseguir empregos na cidade grande e não vão sobrevimer muito tempo sem dinheiro.

Ariel 6b disse...

As pessoas provavelmente não se adapitarao a vida urbana

Andressa 6/B disse...

Bom eu estou sastisfeita eu achei muito importante por que diz que cada minuto esta nascento uma çriansas ou seja entrando mais uma pessoa para o mundo.

calana e denis 6ºb disse...

bom eu acho que essas pessoas voo conseguir ficar em um lugar agitado como a cidade

Carla disse...

As pessoas que morram no campo,não ía gostar de ficar na cidade e se eu estivesse no campo eu ía odiar.




BOM,Carla...

BRENDINHA 6B disse...

BOM EU ACHO QUE ELAS VAO DEMORAR UM POUCO PARA SE ACUSTUMAR COM NOSSOS COSTUMES MAIS QUANDO SE ACOSTUMAREM VAI AMAR TUDO ISSO

Aline e Elaine 6°B disse...

não porque as familias nao estao acustumadas com cidade

jonior disse...

moreram

gustavo 6,b disse...

A familhia que sai do campo e vai para a cidade fica desempregados

taina 6ºb disse...

acho que pessoas do campo dão um geito de viver

Anônimo disse...

nao poque elesnao vaoconseguir empregos na cidade grande

Anônimo disse...

Não porque as condições não e custumes não são propícias.

raul matheus lima jacks disse...

acho que essas pessoas não vão conseguir emprego e na cidades eles nao estão acustomadas com os carros e com os predios da cidades e isso q eu acho

nao sei omeu nome disse...

e bosta isso

Nicolas e luiz 6ªA disse...

Ia ser difícil para a família se acostumar arrumar um trabalho, uma casa para morar...

Alberto Gustavo L T disse...

por que esta fora dos seus custumes e fica dificio viver nas cidadas

Anônimo disse...

divia ser mais mão de obra porque desemprega muita gente

ANA E LUANA disse...

EU ACHO QUE DEVE SER COMPLICADO PORQUE NA CIDADE E MUVIMENTADO, JA NO CAMPO E BEM QUIETO VAI SRE BEM DIFICIO ACOSTUMAR COM AS DIFERENÇAS

Maylon Murilo 6A disse...

ficaram em dificuldades e não consiguirão arranjar empregos
na cidade grande.

clarice e thais disse...

BOM COMO A FAMILIA NÃO ESTA BEM ACUSTUMADA COM TANTA TECNOLOGIA NO COMEÇO VAI ACHAR ESTRANHO MAS COM O TEMPO VAI SE ACUSTUMAR JA QUE A CIDADE SATISFAIS A TODOS

Thaiany 6ªa disse...

esses seres humanos passarao muitas dificuldades como fauta de trabalho,comida,abrigo,etc.

Dani e Rafa. disse...

Não porque as condições e costumes não são iguais ao do campo,eles naum estão acostumados.

Anônimo disse...

seria muito dificil se acostumar com as coisas,o transito etc...
não seria muito facil se empregar por causa dos estudos

igor daniel 6ªa disse...

seria dificil para eles se acostumarem,e também para arrumarem empregos por causa dos estudos,mas sabendo se acostumar e arrumar empregos eles poderiam se dar bem

pamela 6a disse...

eu acho que as pessoas da cidade tem que aseitar as pessoas como elas são.

daiane ,amanda e dayane serie 6a disse...

ficam em dificudades

LUCAS E ÁNDRE 6A disse...

Eu acho que a cidade tem que recepcionar as pessoas como elas são nao como as pessoas pensao só porque elas são do campo

ELANE, Mulher de fases! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ELANE, Mulher de fases! disse...

muito interessante esse post e essa reflexao, é onde ocorrem os inchamentos das gdes cidades,aumentando as desigualdades sociais,excluindo, gerando conflitos,
com a industrialização, muitas familias foram adaptadas e 'treinadas" a entrarem no ritmo das fábricas, imagine, os trabalhadores rurais tendo q se adaptar à nova vida, é onde surgem as escolas de aprendizagem,SENAI,Q foi fundado em 1942, qdo o Brasil atravessava uma fase crítica no desenvolvimento,em decorrencia do 2ºconflito mundial, mobilizam-se recursos naturais e humanos para o novo "surto economico", mas a mão de obra qualificada era carente,
isso atrasava a economia,pois havia poucas escolas de ensino industrial,e nao atendiam às necessidades da industria por varios motivos,um deles era a evasao escolar, falta de vivencia do povo q vinha do campo para com a industria,fora a a rigidez do sistema, a idade de admissao dos alunos,etc...
estou apenas deixando algo q estudei no 1 ano de serviço social...sobre as consequencias do êxodo rural em familias q iam para as cidades sem nada e precisavam trabalhar,mas nao tinham adaptação facil..
parabéns Sergio a vc e seus alunos
av,
Lane

Mundo de Ariel disse...

UÉ PROFE,NAO VAI MAIS POR NADA AQUI???
BJ
LANE