segunda-feira, 25 de maio de 2009

Revoltas da República Velha


Durante a República Velha 1889 a 1930, aconteceram revoltas, na sua grande maioria, provocadas por questões políticas, religiosas, misérias, disputas de terras ou pelo poder.

As principais revoltas ocorridas nesse período foram:

1 - Revolta da Armada/Federalista: A chamada Revolta da Armada foi um movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o governo do marechal Floriano Peixoto, supostamente apoiada pela oposição monarquista à recente instalação da República
2 - Revolta de Canudos: A chamada Guerra de Canudos, revolução de Canudos ou insurreição de Canudos, foi o confronto entre um movimento popular de fundo sócio-religioso e o Exército da República, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no Brasil. O episódio foi fruto de uma série de fatores como a grave crise econômica e social em que encontrava a região à época, historicamente caracterizada pela presença de latifúndios improdutivos, situação essa agravada pela ocorrência de secas cíclicas, de desemprego crônico; pela crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

3 - Revolta da Vacina: No inicio do século XX, a cidade do Rio de Janeiro, como capital da República, apesar de possuir belos palacetes e casarões, tinha graves problemas urbanos: rede insuficiente de água e esgoto, coleta de resíduos precária e cortiços  super povoados. Alastravam-se, sobretudo, grandes epidemias de febre amarela, varíola e peste bubônica. Nesse ambiente proliferavam muitas doenças tuberculose, o sarampo, o tifo e a hanseníase. Decidido a sanear e modernizar a cidade, o então presidente da República Rodrigues Alves (1902-1906) deu plenos poderes ao prefeito Pereira Passos e ao médico Dr.Oswaldo Cruz para executarem um grande projeto sanitário. O prefeito pôs em prática uma ampla reforma urbana, que ficou conhecida como bota abaixo, em razão das demolições dos velhos prédios e cortiços, que deram lugar a grandes avenidas, edifícios e jardins. Milhares de pessoas pobres foram desalojadas à força, sendo obrigadas a morar nos morros e na periferia.

4 - Contestado: A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina. Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras, e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.

5 - Revolta da Chibata: A Revolta da Chibata foi um movimento de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos e que culminou com um motim que se desenrolou de 22 a 27 de novembro de 1910 na baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, à época a capital do país, sob a liderança do marinheiro João Cândido Felisberto. Na ocasião, mais de dois mil marinheiros rebelaram-se contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição, ameaçando bombardear a cidade. Durante os seis dias do motim seis oficiais foram mortos, entre eles o comandante do Encouraçado Minas Gerais, João Batista das Neves.


6 - Revolta de 1930: A Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, ParaíbaRio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha. Em 1929, lideranças de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas. Em 1º de março de 1930, houve eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, que era o presidente do estado de São Paulo Júlio Prestes. Porém, Júlio Prestes não tomou posse, em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado.

7 - Revolta Constitucionalista: A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil. Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A revolução de 1930 impediu a posse do governador de São Paulo Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente Washington Luís que fora governador de São Paulo de 1920 a 1924. Atualmente, o dia 9 de julho que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.

21 comentários:

Anônimo disse...

ameei...me ajudOuh mtoOoOo!!!
FAÇAM ++++++ DESSES + DI OUTRAS MATERIASS:::rsrsrsrsrs
by^~~ana claudia
xD

Betho Sides disse...

O cumpadre!
Vim aqui para matar a saudades de vc...Desapareceu e não voltou para dar novo endereço...Já estou chateado que não virá ao Encontro, agora escondido...Pó
Brincadeiras a parte forte abraço amigo Serjão.
Betho

FERNANDA & POEMAS disse...

QUERIDO PROF. SÉRGIO... ADOREI O MAGNIFICO TEXTO DA NOSSA HISTÓRIA COMUM... SUBLIMES PALAVRAS... ABRAÇOS DE CARINHO E AMIZADE,
FERNANDINHA

Sandra disse...

Venho através do blog do Everson.,
VENHA CONFERIR MAIS ESTE CANTINHO. SEJA MAIS UM DOS MEUS SEGUIDORES. VEJA QUEM ESTÁ LÁ.
http://sandraandradeendy.blogspot.com/
TE ESPERO COM MUITO ORGULHO..
SERÁ UM GRANDE PRAZER.
SANDRA

Norma Villares disse...

Muito bom seu blog. Estou acompanhando-o.
Abraços

RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO disse...

Porque o apreço não tem preço e eu adoro História e acredito piamente que o Amor é o que co.move a História.

Muito obrigada sempre.
Beijos, meu querido
Renata**************************

Jeanne disse...

Sumiu o outro blog?
Realmente ocupa muito o tempo manter dois blogs...
Parabéns pela iniciativa, seus alunos devem estar adorando!
Beijos

Silvana Nunes .'. disse...

ahhhhhhhh, por que parou ?
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... pede licença para adentrar o seu espaço e dar uma espiada.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido aqui.
Saudações Florestais !

http://www.silnunesprof.blogspot.com

Juliana Pires disse...

Seu texto me lembrou a época de escola, mais específicamente as aulas de história, fazia tempo que não ouvia falar nessas revoltas. Mudanças na Constituição, para mim, são passagens históricas muito importantes, a revolta das vacinas eu também achei bem interessante. Eu diria que hoje teríamos que fazer a revolta da segurança, precisamos de mais segurança nesse país! (entre tantos outros problemas)

Beijos

Bandys disse...

Prof Sergio,
Obrigado.

Espero que tenha comido o bolo, rss

BeijO

Anônimo disse...

Goste do Blog, correspondeu as minhas espectativas, em conteudos muito explicito, isso mostra competencia, parabens continue assim, ah! se vc pôder , coloca assuntos relacionados a bioteccnologia, obrigado!!!!

Anônimo disse...

me ajudo muito!!!valeuu

Amanda Garcia. disse...

Obrigado ajudou mt! espero q faça mais desses, mas de outras matérias! :D

Anônimo disse...

mt boom esse resumoo que vocee feiz..seu bloog é mt legaal...continue fazendoo esses resumos me ajudoo mt abraçoos *-*

Marina Santos disse...

Esse texto me ajudou mto! Foi beem importante para meu trabalho! Mto obg!

THAYLISON RODRIGO disse...

comentario perfeito arepeito deste assunto.QUE DEUS POSSA A CADA DIA MAIS TE ABENÇOAR POIS ELE É NOSSA ESPERANÇA,(ACEITE A JESUS COMO SEU UNICO SALVADOR)

jefferson de jesus@ disse...

muito legal esse texto.

jefferson de jesus@ disse...

gostei do blog nota 10

kleber Martins disse...

muito boom esse blog gostei muito

kleber Martins disse...

Gostei muito ta de parabéns muito bom blog

Anônimo disse...

Mtt bom me ajudou mtt 💓